Gaming
Now Reading
Pokémon GO: O Guia Completo
6
10
shares
Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no Google+
Partilhar no LinkedIn
Pin no Pinterest
Partilhar no StumbleUpon
+

Pokémon GO foi lançado a 5 de julho, no entanto apenas está disponível nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. Apesar do jogo já ser jogado noutros países (explicamos aqui como o podem fazer), o Brasil ficou de fora deste leque.

Apesar de alguns jogadores terem conseguido jogar inicialmente, a Niantic, autora do jogo, bloqueou o acesso em alguns países em que o jogo supostamente ainda não teria sido lançado, como o Brasil.

Existem relatos de quem tente falsificar a localização do GPS ou usar VPN para conseguir jogar, no entanto nenhuma destas abordagens é recomendada, pois a Niantic costumava banir quem utilizasse estes métodos no seu outro jogo de realidade aumentada, Ingress.

Em Portugal conseguimos instalar através do APK (poderás ver como fazer aqui) e relatamos de seguida a nossa experiência.

Os primeiros ecrãs de Pokémon GO

A experiência em Pokémon GO pretende ser bastante imersiva, sendo que um dos primeiros ecrãs que verás será o de personalização da personagem.

Pokémon GO: Os primeiros ecrãs

Uma das ferramentas que te vão auxiliar na tua busca por pokémons é a Pokédex. Como deves conhecer da série de desenhos animados, é um dispositivo que te mostra os 250 Pokémons do jogo, no entanto apenas te mostra aqueles que já encontraste.

Podes também ver no menú “Pokémon” quais os Pokémons que já capturaste, tal como outras estatísticas como o CP (Combat Power – Poder de Combate), os seus ataques e onde os capturaste. Tal como nos jogos originais, é possível dares nomes aos teus Pokémons.

Hoje em dia, a maioria dos jogos vive do modelo freemium, onde trocas dinheiro real por itens no jogo. Pokémon GO não é diferente e coloca à tua disposição pokébolas, incensos, ovos da sorte, incubadoras de ovos, upgrades (tamanho da mochila ou quantos Pokémons podes ter no inventário) e Pokécoins (utilizadas para comprar os itens anteriores) com preços desde €0,99 (100) a €99,99 (14.500).

Todos os teus itens estão disponíveis no menú “Itens”, que inicialmente já vem com 50 pokébolas e 2 incensos.

Pokémon GO: Loja e Itens

As ferramentas utilizadas acima podem ser utilizadas quando fores jogar – seja na rua ou em casa (há quem apanhe pokémons em casa!).

Quando chegares ao nível 5, podes capturar ginásios ou ajudar a defender os ginásios da tua equipa, batalhando contra os treinadores adversários.

Para além disso, poderás encontrar PokéStops pela cidade – locais onde podes apanhar vários itens gratuitamente ao girar o círculo com a imagem do local. Ao fazeres isto podes ganhar pokébolas, poções e ovos com Pokémons lá dentro. Deves esperar cerca de 2 minutos antes de tentar apanhar novos itens no mesmo local.

Como capturar Pokémons

Tal como nos desenhos animados, os Pokémons surgem-te conforme vais andando pela cidade. Deves ter a aplicação ligada em primeiro plano para que consigas ver o mapa. Assim que o jogo detectar algum Pokémon nas proximidades, o telemóvel vai vibrar.

Se o quiseres apanhar clica nele e aí vais ter que lhe mandar a pokébola para cima (para fazeres isso deves ficar a clicar na pokébola e arrastá-la para o Pokémon, semelhante ao movimento de lançares a bola ao Pokémon).

O jogo permite que este processo seja em AR (Augmented Reality – realidade aumentada) ou que o Pokémon te seja mostrado simplesmente no ecrã. Para uma experiência mais imersiva recomendamos que ligues o AR – é fantástico veres o Pokémon na tua realidade tal como mostra a imagem abaixo!).

Pokémon GO: Como capturar Pokémons

No entanto, avisamos desde já que nem sempre é fácil apanhar um Pokémon e que requer um pouco de prática ao início.

Quando o Pokémon te aparece pela frente, existe um anel que vai mudando de tamanho à sua volta, indicando a dificuldade de captura: verde para fácil, amarelo para médio e vermelho para difícil. Sabendo isto, é analisar a situação e perceber quando vale a pena ir buscar uma Great Ball ou outra pokébola mais forte ao menú “Itens” para apanhar o Pokémon. Para que conste, quanto mais pequeno estiver o anel, mais fácil é a captura.

É bem provável que gastes várias pokébolas para apanhar um Pokémon, pelo menos até apanhares o jeito. É um pouco frustrante jogar a pokébola para o Pokémon e parecer que nunca lhe acertamos, mas ainda não se sabe realmente se é um bug ou se ficará mesmo assim na versão final do jogo.

Como encontrar Pokémons

Por vezes é complicado encontrar Pokémons e quando por vezes temos tempo para andar à procura deles não nos aparece nenhum! Nessas situações podemos (e devemos!) utilizar os incensos.

Os incensos são usados para atrair Pokémons para a zona onde estás. Durante 30 minutos, vão-te surgir vários Pokémons ao teu redor. Só tens que usar a tua habilidade para os apanhar com as Pokébolas (ver como no ponto anterior).

Os Pokémons – tal como na série – adaptam-se ao clima. Como tal será muito mais provável encontrares Pokémons aquáticos se andares por zonas que tenham o mar ou um rio por perto, como um Squirtle ou uma Magikarp.

Pokémon GO: Encontrar Pokémons

Que tipos de itens existem e para que servem?

Os itens atualmente disponíveis no jogo são:

  • Pokébolas: Utilizadas para apanhar Pokémons.
  • Incenso: Utilizado para atrair Pokémons para a tua localização durante 30 minutos.
  • Ovo da Sorte: Duplica o XP ganho por 30 minutos.
  • Incubadora de Ovos: Um dispositivo que encuba ovos enquanto caminhas até que este esteja pronto para ser chocado.
  • Módulo de atração: Um dispositivo que atraí Pokémons a uma PokéStop por 30 minutos. Outras pessoas à volta da PokéStop também vão beneficiar do efeito deste item.

Para que servem os ovos?

Pokémon GO: Para que servem os ovos?Os ovos são usados para fazer nascer novos Pokémons, ganhar Stardust e doces.

Podes ganhar ovos nas PokéStops e deves colocá-los nos incubadoras para que sejam chocados. Para que estes sejam chocados, é necessário que andes (com a aplicação em primeiro plano) pela cidade durante os quilómetros indicados por baixo da incubadora que escolhas. Quanto maior a distância escolhida, mais raro será o Pokémon que aparecerá.

Se quiseres chocar mais do que um ovo, precisarás de comprar mais incubadoras (ou esperar que os ganhes – vais ganhando novos itens quando sobes de nível).

Atenção que estes ovos não são os ovos da sorte vendidos na loja. Os ovos da sorte servem apenas para duplicar a quantidade de XP que recebes por um determinado período de tempo.

Pokémon GO: Como posso evoluir o meu Pokémon?Como posso evoluir o meu Pokémon?

No Pokémon GO, podes evoluir os teus Pokémons com doces (candies) e Stardusts.

No entanto, apenas poderás usar Candies da família do Pokémon que pretendes evoluir. Por exemplo, se quiseres evoluir o Charmander, podes usar o seu doce para evoluir um Charmander, um Charmeleon ou um Charizard.

O Stardust é outro dos requisitos para evoluíres um Pokémon, no entanto a sua quantidade é universal, significando isto que podes usar os Stardusts em todos os Pokémons.

Porque devo transferir os meus Pokémons? O que faço com Pokémons duplicados?

É perfeitamente natural encontrarmos por aí Pokémons que já tenhamos capturado. Tudo bem. Captura-o de novo!

Porquê? Porque esses Pokémons podem ser transferidos para o Professor e dar-te-ão os doces dessa família. Por norma, o que se faz é listar os Pokémons pelo CP (Combat Power – Poder de Combate), e transferir todos os duplicados que tenham o menor CP, para que assim possas ganhar doces para evoluir o teu Pokémon mais forte da mesma família.

Por exemplo, se apanhaste vários Zubats e tens um com 140CP, um com 80CP e outro com 40CP, transferes os de 80 e 40CP, e ganhas 2 doces para fazeres Power Up no Zubat de 140CP. Assim consegues ter um Pokémon muito mais forte e ganhar algo com Pokémons duplicados!

Posso lutar contra os Pokémons dos meus amigos?

Não. Atualmente a única forma de entrar em combate com Pokémons adversários é através de ginásios.

Posso trocar Pokémons?

Atualmente não. No entanto, de acordo com o trailer apresentado pela Niantic Labs, fala-se na possibilidade dessa funcionalidade vir a ser incorporada no jogo em breve.

Que equipa devo escolher?

Existem três equipas disponíveis em Pokémon GO:

  • Team Mystic
  • Team Instinct
  • Team Valor

Ao chegares ao nível 5, ganhas acesso aos ginásios. No entanto, antes é-te pedido que escolhas uma das 3 equipas acima.

Escolheres uma equipa vai determinar a cor pela qual vais lutar e vai permitir que te juntes a jogadores da mesma cor na tua localidade na luta contra as equipas inimigas (de outras cores).

Nenhuma das equipas tem qualquer vantagem sobre outra, por isso trata-se de preferência pessoal simplesmente.

Recomendamos que te juntes à mesma equipa que os teus amigos para que possam todos lutar pelo mesmo objetivo e ajudar-se mutuamente.

Até ao momento não é possível alterar a equipa atual e nada indica que tal venha a ser possível, pelo que se enganaste a escolher a equipa, a única opção será mesmo criares uma nova conta.

Como funcionam os ginásios?

Os ginásios apenas estão acessíveis a partir do nível 5.

Se um ginásio estiver da cor branca, significa que atualmente nenhuma equipa o detém, pelo que podes conquistá-lo deixando lá um Pokémon. No entanto, toma em atenção que esse Pokémon ficará nesse ginásio até que seja derrotado por um treinador adversário. Nessa altura, o Pokémon voltará para o teu inventário para que possa ser usado de novo.

No entanto, nesta altura é bastante improvável que encontres um ginásio por conquistar. Um ginásio por norma tem um ou mais Pokémons, dependendo de quantos treinadores tenham combinado conquistar um ginásio para a sua equipa. Quanto mais um ginásio evoluir, mais Pokémons podem ser adicionados para o defender de ataques de equipas adversárias. A forma como deves encarar um ginásio vai depender sempre se é da tua equipa ou da equipa inimiga.

Como conquistar um ginásio inimigo?

Tal como na série, é bastante importante que saibas escolher os teus Pokémons. O fogo vence a relva, a água vence o fogo, etc – por isso analisa primeiro que Pokémons estão a defender o ginásio que queres conquistar (clica no ginásio no mapa) e escolhe sabiamente os teus Pokémons. Ainda mais importante que os tipos de Pokémon, são os níveis de CP (Combat Power – Poder de Combate) dos teus Pokémons vs os dos inimigos.

Em suma, usa o teu Pokémon mais forte para combater. Se o ginásio tiver mais do que um Pokémon, terás várias batalhas para vencer e conquistar o ginásio. Conquistar um ginásio é uma questão de destruir o seu nível de prestígio, o que reduz a quantidade de Pokémons que este pode ter. A próxima vez que lutares contra o mesmo ginásio terás que defrontar menos um Pokémon, facilitando bastante a batalha e levando-te para mais perto da vitória final.

Entre batalhas podes curar o teu Pokémon usando poções que tenhas recebido ao visitares PokéStops marcadas no teu mapa. Assim, podes usar sempre o teu melhor Pokémon desde que lhe apliques poções entre os vários ataques. Cada batalha dá-te XP, ajudando-te a subires de nível e a conseguires melhores Pokémons.

Como defender um ginásio da equipa?

Quando a tua equipa detém um ginásio, é necessário que os treinadores trabalhem em conjunto para o defender. Quando batalhas num ginásio da tua equipa, estás a ajudá-lo a evoluir o seu nível de prestígio e a permitir que o ginásio da tua equipa possa ter mais Pokémons.

As batalhas funcionam da mesma forma que as batalhas em ginásios inimigos, excepto que não estás a tirar dano ao ginásio nem aos seus Pokémons. O teu Pokémon vai sofrer dano e vais ter que o curar com poções, no entanto se batalhares repetidamente contra o mesmo ginásio vais dar-lhe prestígio suficiente para que este possa ter espaço para mais um Pokémon. Adiciona um dos teus para que seja mais difícil aos teus inimigos conquistarem o vosso ginásio.

Por exemplo, treinando 5 vezes num ginásio de nível 3 foi o suficiente para que este subisse ao nível 4, e nos permitisse adicionar um quarto Pokémon, ficando este ginásio muito bem defendido.

Pokémon GO: Ganhar recompensas em ginásiosGanho alguma coisa com as batalhas?

Sempre que batalhares em ginásios vais ganhar XP para o teu treinador e receberás recompensas diárias por teres um Pokémon num ginásio da tua equipa.

No menú “Shop” verás um escudo no canto superior direito, que mostra o total de Pokémons que tens a defender ginásios. Assim que tenhas Pokémons associados verás um countdown de 21 horas abaixo do escudo, e assim que o tempo chegue ao fim podes ganhar Pokécoins e Stardusts por cada Pokémon que tenhas associado a ginásios.

Por cada ganhas 10 moedas e 500 Stardusts até um máximo de 100 moedas e 5000 Stardusts por período de tempo.

Um novo countdown começa assim que clicas no escudo. Assim podes clicar no escudo quando te convém e quando esperas ter tempo para jogar (e escolher que ginásios queres conquistar antes que o tempo diário acabe).

Como funcionam as batalhas nos ginásios?

Os ginásios estão espalhados pelo mapa, tal como as PokéStops. Os treinadores devem estar a nível 5 para puderem enfrentar outros treinadores. Por norma as batalhas são de um-para-um contra todos os Pokémons de um ginásio.

Cada Pokémon tem o seu CP (Combat Power – Poder de Combate) que varia e que pode ser aumentado utilizando alguns items. As batalhas são determinadas a partir de quem tem o maior CP, no entanto não tens a capacidade de escolher qual dos quatro ataques queres usar contra o teu adversário.

Podes atacar os outros Pokémons clicando no ecrã o mais rápido que consigas para realizares os ataques mais básicos (mas mais rápidos também). Podes ainda fazer o ataque especial ficando a clicar continuamente no ecrã. Cada ataque especial consume uma barra azul (podes ver quantas tens no canto superior esquerdo do ecrã).

É também importante que te desvies dos ataques inimigos deslizando o teu Pokémon para a esquerda ou para a direita com o Pokémon GO: Significado das Pegadasdedo.

Para que servem as pegadas ao lado dos Pokémons?

As pegadas abaixo dos Pokémons indicam qual a distância a que estás desse Pokémon, sendo que quanto maior for o número de pegadas (vai de 0 a 3) maior é a tua distância para o Pokémon. Podes consultar as distâncias abaixo:

1 pegada: 20m
2 pegadas: no máximo 100m
3 pegadas: cerca de 200m. Por norma não vale a pena irem atrás destes Pokémons. Perdem mais tempo a tentar encontrá-lo do que outra coisa.

Quando o Pokémon te aparece sem qualquer pegada, clica nele! Assim nem precisas que ele te apareça no mapa e podes tentar apanhá-lo diretamente.

Tenham atenção que muitos Pokémons desaparecem após 5 minutos de vos aparecerem no “Nearby”!

Quero começar com o Pikachu. É possível?

Sim! Para começares com o Pikachu deves iniciar o jogo sem ter escolhido qualquer dos 3 primeiros Pokémons que te aparecem no início para escolher. Caso já tenhas escolhido algum, terás que criar uma nova conta e fazer tudo do início.

Para jogares com o Pikachu, deverás ignorar os 3 primeiros Pokémons que te aparecem. Deves afastar-te e aproximar-te quatro vezes (para eles saiam do teu raio de visão) 4 vezes. À quarta vez o Pikachu vai aparecer e podes apanhá-lo!

O jogo gasta imensa bateria. Há algo que possa fazer?

Pokémon GO trás uma definição que te pode ajudar a poupar a bateria.

Clica na pokébola no meio do ecrã, depois em “Settings” e finalmente active a opção “Battery Saver”.

Pokémon GO: Poupar Bateria

 

Qual a tua opinião?

Ficaste esclarecido? Não percebeste alguma das respostas? Tens alguma dúvida que não viste esclarecida? Diz-nos nos comentários para que possamos melhorar o guia.

Se gostaste ou achas que este guia pode ensinar algo a algum amigo teu, dá um gosto e partilha para que possamos ajudar alguém!

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Partilhar no Google+
Partilhar no LinkedIn
Pin no Pinterest
Partilhar no StumbleUpon
+
What's your reaction?
Adoro
86%
Interessante
14%
Meh...
0%
Wtf?
0%
Odeio
0%
Triste
0%
About The Author
Ivo Pereira
Ivo Pereira é um jovem empreendedor, fundador de vários projetos como TudoDeBorla.net e Haxball.pt. Hoje em dia dedica-se a tempo inteiro ao MyGame.pt, também de sua autoria.
6 Comments
  • 29/09/2016 at 00:10

    Já li que iam ter novos updates o jogo em breve, espero que as Trades e Lutas sejam adicidonadas

  • 29/09/2016 at 00:10

    Li há pouco tempo que iam adicionar os trades, já não me lembro onde.

    Penso que foi um tweet de alguém que trabalha lá, ou mesmo da própria empresa. Se encontrar posto aqui!

  • 29/09/2016 at 00:10

    Chamem-me sedentário, mas não gosto muito de ter de ficar a andar pela rua para jogar o jogo xD.

  • 29/09/2016 at 00:10

    Uma pergunta assim muito rápida: sou o único que está não consegue jogar?

    Já tive a ler e no site oficial e parece que está em manutenção, mas já vi que essa manutenção ou é pela procura exaustiva em todo o mundo e os servidores não estarem prontos para tal como também vi por ser um ataque aos servidores da Pokémon GO! Agora que ia dar uma volta com o meu Pikachu, que é o único que apanhei ainda (em casa),  gostava de saber se isto vai demorar muito 🙁

    Já agora, bom tópico a explicar as noções básicas do jogo! Bom trabalho Pereira 😀

    P.S.: Quando comecei a jogar estava no carro, na autoestrada, e apareceram os três primeiros pokémons, mas como ia em movimento, o meu boneco estava em movimento, passei esses três primeiros passos iniciais sem o saber e de repente, quando ia selecionar um dos primeiros três, do nada aparece-me o Pikachu!

  • 29/09/2016 at 00:10

    Uma pergunta assim muito rápida: sou o único que está não consegue jogar?

    Já tive a ler e no site oficial e parece que está em manutenção, mas já vi que essa manutenção ou é pela procura exaustiva em todo o mundo e os servidores não estarem prontos para tal como também vi por ser um ataque aos servidores da Pokémon GO! Agora que ia dar uma volta com o meu Pikachu, que é o único que apanhei ainda (em casa),  gostava de saber se isto vai demorar muito 🙁

    Já agora, bom tópico a explicar as noções básicas do jogo! Bom trabalho Pereira 😀

    P.S.: Quando comecei a jogar estava no carro, na autoestrada, e apareceram os três primeiros pokémons, mas como ia em movimento, o meu boneco estava em movimento, passei esses três primeiros passos iniciais sem o saber e de repente, quando ia selecionar um dos primeiros três, do nada aparece-me o Pikachu!

Leave a Response